segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CAMPANHA DE DESARMAMENTO FRACASSA NA REGIÃO OESTE

Coordenada pela Delegacia da Polícia Federal em Mossoró, a edição 2011 da Campanha do Desarmamento na região Oeste do Rio Grande do Norte até o momento ainda não atingiu o objetivo esperado. Para o delegado da Polícia Federal, Francisco José Martins da Silva, a falta de informação da população é a principal causa do pequeno número de entregas voluntárias das armas de fogo. De acordo com o delegado, a expectativa inicial de arrecadação girava em torno de 150 armas por mês, no entanto, até o mês de julho, foram recebidas menos de 15 exemplares. "Esperávamos um número bem maior de entregas voluntárias, já que a Delegacia da Polícia Federal em Mossoró abrange toda a região Oeste, contabilizando mais de 60 municípios", comenta.
Francisco Martins afirma que muitas pessoas ainda têm medo de ser incriminadas, isso tudo devido à falta de informação. O delegado explica que não é preciso se identificar para fazer a entrega das armas e munições, as únicas informações que são registradas são as características da arma, como numeração, calibre, cor.
Aqueles que decidirem contribuir com a campanha serão gratificados com uma quantia em dinheiro que varia entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de arma. A entrega de munições não será indenizada. "No momento da entrega da arma, a pessoa recebe um boleto com uma senha que ela própria cadastra, para poder sacar o dinheiro no banco", explica.
O delegado alerta a população para a necessidade de emitir uma Guia de Trânsito de Arma, para poder se deslocar até o posto de entrega. "A Guia de Trânsito garante proteção ao portador da arma, para evitar problemas como prisão por porte ilegal de arma, durante uma possível abordagem da polícia, no momento em que o indivíduo esteja conduzindo a arma para o posto de entrega", ressalta.
A Guia de Trânsito pode ser emitida através do portal www.dpf.gov.br, na sessão específica sobre Armas. Outras informações sobre a Campanha do Desarmamento e ainda o passo a passo para a entrega voluntária de armas de fogo podem ser encontradas na página eletrônica www.entreguesuaarma.gov.br.
Todas as armas recebidas são danificadas no momento da entrega, exceto aquelas que forem identificadas como armas da Polícia Militar, Civil ou de outras instituições, estas serão encaminhadas para estes órgãos para que tomem as providências necessárias. As armas são danificadas como garantia de que não serão mais utilizadas.
As armas de fogo devem ser entregues aos postos credenciados de entrega voluntária, que aqui na cidade fica na sede da Polícia Federal, situada na esquina das ruas Duodécimo Rosado com a Jornalista Jorge Freire, no bairro Nova Betânia, das 8h às 18h, com intervalo para o almoço, das 12h às 14h. Os postos da Polícia Rodoviária Federal também são credenciados para o recebimento das armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...