domingo, 10 de março de 2019

Bolsonaro destaca implementação de programa para dessalinização de águas salobras

Em portaria publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial da União, o governo federal instituiu o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho. A medida foi celebrada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que ressaltou, por meio do Twitter, a importância da iniciativa para as regiões semiáridas do País.
“Tal proposta surge para buscar soluções de dessalinização e purificação de águas salobras/salinas para que as populações do Semiárido Brasileiro possam conviver com as severas condições de seca”, afirmou Bolsonaro, em postagem na rede social.
Desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa busca encontrar soluções para a seca no semiárido do País. Na região, grande parte dos recursos hídricos não é apropriada para consumo humano e encontra limitações para uso na agricultura familiar, em razão da salinidade. A situação é agravada durante os períodos de estiagem, trazendo diversos impactos negativos à sobrevivência.
As atividades do programa serão conduzidas pelo Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), responsável por testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras ou salinas. O Centro usará as infraestruturas do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao MCTIC, e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Meta
O projeto faz parte do plano de metas para os primeiros 100 dias do governo federal, que foi apresentado em janeiro. Um dos 35 objetivos definidos é mapear tecnologias em sistemas de dessalinização nas condições de operação no Semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

151 policiais civis tomarão posse no Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra dá posse aos 151 novos policiais civis — agentes, escrivães e delegados – no próximo 16 de setembro, remanescen...