terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sertão é o mais atingido por chuvas que chegaram a 33 cidades da Paraíba

Ponto de alagamento em Patos Entre essa segunda (9) e esta terça (10) choveu em 33 cidades da Paraíba, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Teixeira, no Sertão do estado, a 320 km de João Pessoa, foi o município com maior precipitação, onde houve 119 milímetros (mm), em um dia, um índice alto.
Os dados da Aesa apontam ainda que outras cidades do Sertão paraibano tiveram significativos registros de chuvas entre a segunda (9) e terça (10) como São José de Piranhas (100,2 mm), Patos ( 82,5 mm) Cajazeiras (78 mm) e Serra Grande (72 mm). Houve registro também em cidades do Cariri como Monteiro (22 mm), Ouro Velho (31 mm) e Prata (19,9 mm).
Apesar da expectativa para que a cidade de Boqueirão recebesse água, por conta de chuvas em Monteiro, o município onde fica o açude que abastece Campina Grande permanece em situação crítica e não recebeu recarga. Conforme dados da Aesa, Boqueirão caiu de 5% para 4,6% entre dezembro do ano passado e esta terça (10).
Segundo a Aesa, há previsão de chuvas com nebulosidade variável para a faixa litorânea, nesta quarta-feira (11), assim como para as regiões do Brejo e Agreste. Para as demais regiões do Estado (Alto Sertão, Sertão e Cariri-Curimataú), a previsão também é de chuvas isoladas com nebulosidade variável.
Patos
Em Patos, segundo o subtenente Aldeman, do Corpo de Bombeiros, houve destruição de imóveis, queda de três árvores e alagamentos de residências. Uma loja de veículos no bairro Jatobá e um depósito de uma usina antiga no Centro da cidade sofreram queda de paredes e tetos. Ninguém se feriu e os danos, apenas materiais, não foram contabilizados. A Defesa Civil do município foi acionada para atuar nas áreas de risco. “Choveu por cerca de 30 minutos apenas, mas a chuva foi forte e acompanhada de ventania”, contou o subtenente.
Monteiro
Em Monteiro, de acordo com a Polícia Militar local, nenhuma ocorrência relacionada à chuva foi registrada. A cidade registrou baixo índice de chuvas, com apenas 19 mm.
Açudes
A Aesa ainda não atualizou todos os dados referentes ao volume de açudes depois das chuvas na Paraíba. Conforme último levantamento da Agência, 28 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20%; 27 estão em observação, com menos de 20% do volume total; e 72 encontram-se em situação crítica, com menos de 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...