segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

“Currais Novos já usava computador em 1970”, diz leitor sobre: Caicó Deixará de ser a Capital do Seridó


O leitor Antônio Paula de Lima Dantasusou o campo de comentários do blog Jair Sampaio para parabenizar o caicoense Maguila Torquato, criador do texto "Caicó Deixará de ser a Capital do Seridó"Entenda!
Maguila, Torquato, não sei a sua formação, mas o seu RX de Caicó – RN é perfeito. Entre Caicó e Currais Novos existe uma distância secular. Já morei nas 2 cidades, em Caicó – RN a uns 20 anos, mas sempre tradicional e assim continua até hoje, o Caicoense não receptivo as modernidades, mas isso poderá ser da cultura fechada ou é de Caicó – RN ou não serve. Currais Novos – RN, tem uma visão mais horizontal do mundo, estive no museu da Mineração Tomaz Salustino, eles usavam computador em 1970, poucas pessoas conhecia no nordeste. e assim eram todas as minerações que eram multi nacionais, ai é que o modernismo era latente. Na década de 20 Maria do Céu Pereira irmã de Cortez Pereira tinha uma escola de Frances, o Jornal Ninho das Letras era feito 100% na cidade, são poucas as cidades que hoje faz um jornal 100% na cidade.
Currais Novos é conhecida como a cidade do pioneirismo – Rádio, Cinema e Teatro, Hotel 5 estrelas, clube de aéreo modelismo, com 2 campos de pousos, tudo isso nos anos 50, era a cidade que tinha mais carros importados no estado, e importar uma carro, motos, nesse tempo era uma fortuna.. Olhando da emancipação na década de 20 até hoje 2016, Currais Novos esteve presente em todas os círculos da economia, Gado, Algodão, Mineração, Comércio, Prestação de Serviço, com um detalhe, nunca abandonou esses círculos, pode observar tem uma cimente de cada um funcionando.
Quando as minas fecharam em um toque de mágica os Currais novenses mudaram o vetor do progresso e partiram para prestação de serviços. e a cidade cresceu 50%. Mais uma fatia da economia mundial está em Currais Novos, as energias alternativas, A Serra de Santana são 7 cidades que vão ter 4.000 tores de energia eólica, parte desse dinheiro vem para Currais Novos, a Serra de Santana tem mais de 60 mil habitantes, em sua maioria independentes. MRV instalou uma fábrica de cimento com um investimento de 200 milhões, isso para inicia, são mais de 200 funcionários que veio para o mercado em plena crise.
O tempo passou e a cidade veio junto, o pioneirismo não saiu da cultura dos Currais novenses, primeira FM A Sertaneja, primeira TV a cabo, Sidy’s com 5 canis locais, o primeiro ermitério particular com projeto de crematório, o primeiro Hospital do Interior com UTIs adulto e neo natal, essa que está vindo de Caicó é só um complemento. Com a volta das minerações a cidade embalou econômicamente, de 2006 até 2016, em 10 anos a estrutura da cidade triplicou, com um detalhe os investidores são de Currais Novos, isso conta pois o dinheiro fica na cidade, é diferente,
A Maré Mansa sua matriz em Currais Novos, a Unilar, a Honda, a Yamara, VW a Coca Cola, é diferente das Lojas Americanas que se instala em Caicó e leva tudo, só a folha do funcionários. Outro ponto forte é a saúde, são muitas clinicas, tem Clinica que tem até UTI, são centenas de especialidades, na cultura são vários escritores, cineastras, compositores, atriz, atores, bailarinos. Com a instalação do geoparque seridó em 5 anos a cidade tem um ganho de 50% não em população, mas em qualidade de vida. em infra estrutura.
O Turismo em Currais Novos é muito significativo, a Vaquejada foi criada em Currais Novos, é um esporte genuinamente Currais novense, a Mineração recebe 5 ônibus dia, 80% de escola, universidades de todo Brasil, se você analisar esses dados, nem um desses pontos tem em Caicó, ou em outra cidade da região. Essa semana o pessoal do turismo estava na cidade e declararam Currais Novos tem mais de 1.000 leitos, perdendo só para Mossoró – RN, mas faz sentido, no carnaval de Caicó muitas pousadas de Currais Novos ficam cheias, principalmente com as bandas e assim são com outros eventos da região.
Conhecendo as 2 cidades é fácil fazer uma avaliação, mas hoje moro em Caicó, mesmo tendo que aturar a temperatura, desemprego e a violência, a Tribuna do Norte publicou a tabela das vinte cidades mais violentas do RN Caicó figura entre as 10, Currais Novos não aparece, foram 8 crimes em 12 meses. http://www.jairsampaio.com/caico-deixara-de-ser-a-capital-do-serido/
LIQUIGÁS

Nenhum comentário:

Postar um comentário