sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Cariri registra maior parte das chuvas no Ceará nesta sexta

08:47 · 16.12.2016 / atualizado às 08:48
chuva

A chuva finalmente parece ter chegado de vez ao Cariri. Pelo quarto dia consecutivo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviosidade em mais de um município da região. De acordo com o boletim diário do órgão, das 7 horas de ontem, até às 7 horas desta sexta-feira, choveu em 13 municípios cearenses, dos quais 12 são do Cariri.
Com 59 milímetros, Caririaçu obteve o maior volume, seguido por Missão Velha (55mm), Barbalha (35mm) e Juazeiro do Norte (31mm). Em Juazeiro, por exemplo, a Funceme não registrava pluviosidade acima dos 20 milímetros há quase três meses. A única cidade com registro de chuva fora do Cariri, até o momento da postagem desta matéria, foi em Quixeramobim, no Sertão Central, com 1.2 mm.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tem sido o responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação. “Agora, o mesmo sistema se desloca de forma favorável a ocorrência de novas precipitações”, acrescentou.
Dessa maneira, a previsão do tempo da Funceme aponta possibilidade de chuvas (fracas a moderadas) na faixa litorânea e no Centro Sul do Ceará para este fim de semana. Ainda segundo Fritz, “é comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar”.
Com informações de André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...