domingo, 7 de junho de 2015

Imprensa estadual morte de preso por tuberculose em Caicó


narianeNariane dos Santos Silva, de 31 anos, morreu na madrugada de hoje no Hospital Regional do Seridó. Ele cumpria pena na Penitenciária Estadual de Caícó Desembargador Francisco Pereira de Nóbrega quando foi internado no dia 30 de maio. Segundo diretor da unidade prisional, o presidiário tinha um quadro avançado de tuberculose e pneunomia.
A situação de Nariane só foi descoberta quando a reforma do pavilhão A, onde ele estava alojado, passou por uma vistoria para iniciar as obras de reforma. O ambiente tem cerca de 60 presos circulando livremente fora das celas. Em março deste ano, o Rio Grande do Norte passou por motins simultâneos que resultou na destruição das estruturas internas de quase 50% das unidades prisionais do Estado.
“No mesmo dia em que foi identificado que ele estava mal, ele foi internado. Não sabemos se ele já veio para cá com turberculose, porque aqui nós nunca registramos casos dessa doença”, comentou Alex Alexandre Dantas, diretor da Penitenciária de Caicó. Embora seja uma doença infectocontagiosa – e pode ser transmitida de uma pessoa para outra – , o diretor acredita que esse é um caso isolado e que a doença não irá se alastrar.
Ainda segundo ele, na próxima segunda-feira, agentes de saúde que fazem o elo entro o serviço de saúde e os presos irão fazer um vistoria no pavilhão A para saber que os demais apenados necessitam de atendimento médico. Não há equipes de profissionais de saúde trabalhando na unidade. Conforme Dantas, geralmente os presos solicitam o auxílio médico aos agentes quando necessitam, ou outros colegas fazem essa solicitação. Nesse caso, de acordo com o diretor do presídio, nenhuma das duas situações ocorreu.
Nariane pagava pena por crimes de roubo e dois homicídios cometidos dentro do sistema prisional, um deles em Alcaçuz e outro na própria penitenciária de Caicó. “Ele era um preso difícil”, comentou Dantas. A Penitenciária de Caicó possui cerca de 550 internos em cinco pavilhões, sendo que sua capacidade é de 367 pessoas.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...