terça-feira, 19 de maio de 2015

SITUAÇÃO PREOCUPANTE El Niño abrevia estação chuvosa

A Funceme ressalta que ainda teremos chuvas de forma pontual e de baixa intensidade em várias regiões do Estado

Fortaleza. A quadra chuvosa de 2015 chegou ao fim antes do tempo graças ao fenômeno do El Niño que, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), começou a atuar antes do esperado no Ceará. Apesar disso, teremos ainda algumas precipitações pontuais e isoladas. O baixo índice pluviométrico em 2015 foi prognosticado com antecedência pela Fundação, apesar de algumas críticas que se mostraram infundadas.
O principal sistema indutor de chuvas regulares na quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), começou a se afastar da região precipitando o fim do período chuvoso. "A ZCIT costuma perdurar até o fim de maio. Isso, quando estamos no chamado ano bom. Provavelmente, por influência do fenômeno El Niño, ela se afastou, encurtado a estação chuvosa", explicou o meteorologista Raul Fritz.
Oceano Atlântico
Além desse fator preponderante, segundo Raul Fritz, "as condições do Oceano Atlântico evoluíram negativamente em meados de abril. Os dois fatores juntos contribuíram para a diminuição das chuvas antes do previsto. Vale ressaltar que ainda teremos algumas precipitações que, no geral, serão fracas, localizadas e bem pontuais".
No período que vai do fim deste mês ao início de junho é possível que tenhamos algumas chuvas vindas do leste do Oceano Atlântico e da costa do Rio Grande do Norte e Paraíba. "Normalmente, chove bem nesses locais. É possível que algumas dessas precipitações alcancem o Ceará. Mas, não serão muito significativas para nós", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...