quinta-feira, 14 de maio de 2015

RN registra aumento de 283,44% nos casos de dengue em relação a 2014

De acordo com a secretaria de saúde, 17.343 casos já foram notificados.
Dentre as notificações, 1.995 casos foram confirmados no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta quarta-feira (13) os novos números da incidência da doença no Rio Grande do Norte. Ao todo foram notificados 17.343 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.995 casos foram confirmados. As informações correspondem a dados coletados até o dia 9 de maio.
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, vem sendo feita operação UBV (carro fumacê).Os cinco municípios com mais notificações foram Natal (4.718), Parnamirim (1.024),Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó(627). Quanto à incidência em dengue, 73 municípios apresentaram alta, 31 média, 45 baixa e 18 apresentaram incidência silenciosa.
De acordo com a coordenadora do programa, Sílvia Dinara Alves, é importante que os municípios notifiquem os casos suspeitos da doença para que o planejamento das ações possa ser mais efetivo. Além disso, a Sesap orienta  que a população intensifique as medidas de prevenção e contribua com medidas simples, como não acumular lixo em locais inapropriados, manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...