terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

96 carteiras apreendidas em blitz policiais da Lei Seca

Paulo de Sousa, especial para o Diário de Natal

Com o fim dos grandes shows em praias do litoral Sul da Grande Natal, as barreiras policiais de fiscalização da Lei Seca se voltarão para os principais eixos da capital potiguar, sobretudo nas áreas próximas a bares de maior movimentação. O coronel PM Francisco Canindé Freitas, comandante do policiamento rodoviário estadual, afirma que o objetivo dessas operações é o de gerar uma mudança de comportamento nos condutores. "Queremos que um dia possamos fazer uma barreira dessas e nenhuma carteira de habilitação seja recolhida". Na última blitz feita na Praia de Pirangi, na madrugada do domingo, 96 habilitações foram apreendidas e 22 pessoas foram detidas por embriaguez ao volante.

O tenente PM Eann Styvenson, chefe de operações do CPRE na Grande Natal, destaca que a operação da Lei Seca montada em Pirangi no último domingo foi feita com melhor fluidez do trânsito, minimizando o congestionamento que existiu no final de semana anterior. "Mesmo assim, seguimos o mesmo modelo: paramos todos os veículos. Até mesmo osque estavam em viaturas da polícia tiveram de se submeter à fiscalização". Segundo ele, cerca de 1.500 testes com os etilômetros foram realizados. "Chegamos até a parar um motorista que dirigia um caminhão de lixo. Ele fez o teste e ficou detido, pois apresentou o teor de 0,85 de alcoolemia". Para o oficial PM, o resultado foi bastante favorável. "Conseguimos zerar o número de acidentes em três regiões da capital. Apenas a Zona Norte registrou ocorrência, sem feridos graves em todas elas".

O coronel PM Freitas ressalta que o fim dos grandes shows até o carnaval não provocará uma queda na frequência das operações da Lei Seca. Daqui em diante, os grandes corredores de Natal serão os alvos, como as avenidas Roberto Freire, Prudente de Morais, Salgado Filho, entre outros. "E durante o carnaval, os acessos aos grandes centros de aglomeração de foliões também receberão as barreiras, coibindo a embriaguez ao volante. A cada operação que montamos, nós percebemos a população aprendendo a se comportar melhor no trânsito. Os condutores estão se preservando, no sentido de não dirigir sob efeito de álcool".

Ainda conforme o tenente Eann Styvenson, cerca de 4 mil bicos dos etilômetros que foram utilizados nas últimas barreiras da Lei Seca foram encaminhados ontem para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Eles vão esterilizar todo esse equipamento, assegurando sua reutilização sem riscos para a saúde da população. Dessa forma estaremos poupando recursos do governo e fazendo reciclagem desse material, que era simplesmente jogado fora anteriormente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...