domingo, 28 de maio de 2017

Água do São Francisco pode alcançar toda a Paraíba, inclusive João Pessoa; entenda


Segundo Dnocs, é preciso acompanhar como água da transposição vai se comportar no percurso do Rio Paraíba; Aesa e governo federal veem possibilidade de água alcançar todo o estado

Água da transposição já percorre o território da Paraíba
A água do Rio São Francisco já corre em território paraibano, através do eixo leste da transposição, começando pelo município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km da Capital. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, somando-se os municípios beneficiados pelo trecho já inaugurado (72, incluindo João Pessoa) aos 55 que serão contemplados com o eixo norte, ficam ‘de fora’ 96 cidades da Paraíba após o fim das obras. Isso, no entanto, não significa dizer que essas localidades não possam também ficar livres dos efeitos da seca. 

De acordo com o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Alberto Gomes, as cidades não incluídas pela Integração Nacional entre as contempladas pelos dois eixos podem ser beneficiadas com o preenchimento de reservatórios próximos e obras de canais e adutoras realizadas pelo governo do Estado, havendo, em um futuro ainda não preciso, a possibilidade de que toda a Paraíba possa usufruir da obra da transposição.

“A água entrou por Monteiro, abastecendo Poções. De lá, segue para Camalaú, em seguida para o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), de onde desce para Acauã e segue para as vertentes litorâneas, como o canal Acauã-Araçagi”, explicou Alberto Gomes, referindo-se ao trajeto do eixo leste. Conforme indicou, é preciso esperar que Boqueirão sangre para se ter noção de quando a água poderá perenizar o Rio Paraíba e atingir as cidades do Litoral, como João Pessoa, por exemplo. Ou seja, é preciso acompanhar como a água vai se comportar no percurso do Rio Paraíba para saber se ela vai alcançar o Litoral. 

“Pelo eixo norte, serão atendidos os reservatórios do complexo Coremas – Mãe D’água, São Gonçalo e Engenheiro Ávidos. As obras deste trecho devem acabar em dezembro de 2017, se tudo correr bem”, acrescentou Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...