quinta-feira, 7 de abril de 2016

Gargalheiras recebe recarga e já pode abastecer Acari; Açude Dourado, em Currais Novos, próximo de sangria

As recentes chuvas que caíram no estado trouxeram um pouco mais de esperança ao potiguar. Alguns reservatórios que estavam completamente secos receberam alguma recarga e foi possível ter uma sobrevida para seus usos. Um deles foi a Barragem Eurico Gaspar Dutra, também conhecida como Gargalheiras, em Acari no Seridó. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), no dia 07/04 o reservatório recebeu 1.286.396 metros cúbicos nos últimos dias.
Comparando com o levantamento do dia 21/03 o reservatório teve um aumento de 2,89% em sua capacidade, visto que ele tinha naquela data apenas 0,02%. Uma reserva de apenas 9.755 metros cúbicos hoje já tem o volume de 1.296.151 m³.
Devido à baixa quantidade a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) não usava a água do reservatório para abastecer a população de 11.012 habitantes da cidade de Acari desde setembro de 2015. Todavia, após análise do IGARN já existe a previsão de que em 15 dias a Caern já esteja liberada para usar o recurso hídrico do reservatório para o uso humano daquela cidade.
Dourado
Foto/Dourado 03/04016
Outra notícia também animadora é que o Açude Dourado, localizado em Currais Novos, que estava seco, após as recentes precipitações já tem 50,50% de seu volume restabelecido, faltando 1,6 metros para a sua sangria. Ao transbordar as águas do Açude Dourado seguem para o reservatório de Gargalheiras, e dessa forma, aumentando ainda mais o volume existente na barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário