terça-feira, 19 de maio de 2015

Resultados ruins aproximam clubes do Rio na largada da Série A


Vasco, Flamengo e Fluminense ainda estão devendo na competição


A competição recém-iniciada torna precipitado transformar o retrato do momento em um decreto de que os clubes do Rio de Janeiro estão condenados a jogar mal por todo o Campeonato Brasileiro. Mas o início não é animador. Por trás do desempenho ruim, Flamengo, Vasco e Fluminense vivem cenários distintos, razões diferentes para a crise de resultados. Juntos, protagonizam uma largada decepcionante na competição. Nas duas primeiras rodadas, os cariocas disputaram seis jogos e só venceram um. Conquistaram apenas 33% dos pontos disputados. Na era dos pontos corridos, nunca um Brasileiro que terminou em título para um representante do Rio começou com indicadores tão ruins.
O aproveitamento carioca nas duas primeiras rodadas só supera o de 2004, quando Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense só ganharam 20% dos pontos. Na ocasião, os quatro grandes estavam na primeira divisão. Em 2015, o Botafogo está na Série B. Nas três conquistas do estado nos pontos corridos, a largada foi melhor. Em 2009, ano em que o Flamengo foi campeão, o início ao menos foi bem próximo do atual: 39% de aproveitamento. Em 2010, ano de título do Fluminense, o Rio ganhou 42% dos pontos nas duas rodadas iniciais. Já em 2012, ano de novo título tricolor, os cariocas ganharam 75%. Mais do que o dobro de 2015.
Embora as dificuldades tenham origem nas finanças, as conjunturas e perspectivas variam em cada clube. O Flamengo, que até dezembro de 2013 liderava o ranking nacional do endividamento, vive desde 2013 uma reestruturação e reduziu sua dívida. Agora, dirigentes celebram o fato de terem “segurado as despesas” nos primeiros meses de 2015, o que permite a chance de ir ao mercado. A possibilidade da chegada de reforços de peso é real. A frase “vem coisa boa aí” passou a ser ouvida com frequência. Seria a chance da virada. Até agora, o time ganhou só um ponto no Brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher é socorrida em estado grave após ser espancada pelo ex-companheiro em Natal

O ex-marido de uma mulher, inconformado com o fim do relacionamento, agrediu violentamente a ex-companheira de 22 anos, no bairro Nordeste, ...