segunda-feira, 18 de maio de 2015

Chuvas não encherão reservatórios do RN este ano, afirma meteorologista

Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, diz que período chuvoso acabou.
'Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior', diz.

A alegria de ver açudes transbordando tem sido rara no Rio Grande do Norte. E a previsão, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de que até o final do ano as chuvas não sejam suficientes para encher os reservatórios que abastecem o estado. "Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior do estado. O período de chuvas está acabando e não tem mais condição de formação de chuva”, afirmou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.O cenário é mais preocupante no maior reservatório do estado, na região do Vale do Açu. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com pouco mais de 720 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 30% de sua capacidade total. Este é o menor nível desde sua inauguração em 1983. A barragem abastece 34 municípios. São mais de 500 mil pessoas que dependem desta água. Além do consumo humano, a barragem distribui água para vários projetos de agricultura irrigada em todo o Vale do Açu.
Saindo do Vale do Açu  para a região Seridó, é possível perceber que a estiagem também castiga a população. O espetáculo das águas do açude Gargalheiras, na cidade de Acari, não é visto desde 2011. Atualmente, está com apenas 1,8% da capacidade. Mesmo com o baixo volume, o açude ainda abastece as cidades de Acari e Currais Novos. Ao todo, são 56 mil habitantes que recebem esta água em sistema de racionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...