segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

GARGALHEIRAS: contagem regressiva para secar de vez, caso não chova nos próximos dias

Os peixes deram lugar às cabras e os bodes.
Os peixes deram lugar às cabras e os bodes.Onde antes se via um “mar de água”, hoje um rebanho de caprinos e ovinos tomam conta do porão, no majestoso Gargalheiras.

No meio do Açude, próximo a “Pedra do Avião”, uma ilha se formou devido o baixo nível da água.

Uma cena deprimente, mas que passou a ser admirada, pois nos próximos dias, caso não chova, essa pouca água vai acabar de vez, e o pior, as previsões não são nada animadoras para as chuvas nos próximos meses.

No local, os animais aproveitam para usufruir um pouco da água que ainda resta no reservatório. Lá, é possível encontrar mocós e pássaros raros como concriz, galos de campina e outros comuns na nossa fauna, bem como gaviões, garças, marrecos, periquitos, dentre outros. Mas lembre-se, caso queira fazer uma visita ao Gargalheiras é extremamente proibida a caça naquele lugar.

O Gargalheiras hoje conta com pouco mais de 2% de sua capacidade hídrica. O açude é o único reservatório que ainda abastece os municípios de Currais Novos e Acari.

O Dourado, que abastecia Currais Novos, está totalmente seco. A esperança dos curraisnovenses e acarienses é a construção de uma adutora de engate rápido para trazer água da barragem Armando Ribeiro Gonsalves, em Assú, mas a previsão é que só esteja pronta em 2016, ou seja, quando não tivermos mais uma gota d’água no Gargalheiras, caso Deus não mande chuva para nosso sofrido sertão.

Enquanto isso resta economizarmos água, evitando banhos constantes, lavar o carro só em caso de extrema necessidade, aparar a água do banho para usar no vaso sanitário, não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou faz a barba, dentre outros cuidados para não desperdiçar o líquido precioso.
 Uma ilha se formou no meio do Açude, próximo a “Pedra do Avião”.
              Uma ilha se formou no meio do Açude, próximo a “Pedra do Avião”.
Fiéis pedem ajuda  São José. Uma imagem foi colocada numa pedra dentro do Açude.
      Fiéis pedem chuva a São José,imagem colocada numa pedra do Açude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSAGEIRA DE VEÍCULO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NESTA SEGUNDA (8)

Uma passageira de uma Kombi branca morreu após um acidente no município de Goianinha, no km 149, da BR-101, às 3h30 desta segunda-feira (8),...